« Voltar ao site


 
 

    

Relação de alguns de centenas de diferentes queijos existentes em vários países

Queijos franceses

Cottage é uma variedade de queijo de origem anglo-saxônica. É uma coalhada de queijo (queijo tipo fresco) com sabor suave. É elaborado com leite de vaca e apresenta massa ácida, de cor branca, com textura cremosa e grumosa. Ele é drenado, mas não prensado, restando algum soro de leite. Tem aproximadamente 4% de gordura. O cottage não é envelhecido.

 

Camembert

O Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece.

 

Brie
O Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vem da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. 

 

Roquefort
O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característicos de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

 

Queijos ingleses

Queijo Cheddar
O Cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.

Stilton é um queijo azul originário da Inglaterra, especialmente das cidades de Derbyshire, Leicestershire e Nottinghamshire. De cor azulada, é feito com leite de vaca, ao qual se adiciona o fungo Penicillium glaucum, e usualmente harmonizado com vinho do porto.

Queijos Holandeses

Queijo Edam
O Edam é um queijo holandês que é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.

Queijo Gouda
O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. 

Queijos suíços

Queijo Emmental
O Emmental é um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.

Queijo Gruyère
O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

Queijos italianos

Gorgonzola
O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.

Mussarela
A Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. 

Parmesão
O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.

Provolone
O provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. 

Ricota
O Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O Ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.

Queijos brasileiros
Queijo Minas: suas características básicas são: massa crua com consistência mole, apresentando alta umidade, sendo classificado como semi-gordo, e devendo ser consumido fresco.

Queijo Prato: é um tipo de queijo macio de massa prensada e textura semelhante a do queijo Dinamarquês Danbo, tem com coloração amarela e sabor suave. Muito difundido e consumido no Brasil, o queijo prato é hoje fabricado em diversos estados sendo utilizado principalmente no preparo de lanches e outros alimentos.

 

Requeijão: é uma variedade de queijo, de consistência pastosa, cuja massa é formada pela nata do leite coalhada sob a ação do calor.

 

Queijo coalho: é um tipo de queijo pasteurizado, produzido por fermentação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil.

Maiores Produtores de Queijo - 2008
(1.000 toneladas)

 Estados Unidos

4.275

 Alemanha

1.994

 França

1.858

 Itália

1.154

 Países Baixos

714

 Polónia

579

Brasil

495

 Egito

462

Argentina

425

 Austrália

395

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América para o EUA e países não europeus e Eurostat para países europeus (2009)